Tipos de lâmpadas: Qual a melhor escolha?

7/23/2024


Olá arquitetos, arquitetas e entusiastas! Como vocês estão?

Bom, tenho percebido pelas minhas redes sociais muitos posts e conteúdos relacionados a iluminação, principalmente na escolha das lâmpadas e em qual ambiente utilizar. Como já falamos aqui sobre o cálculo de iluminação no post sobre Iluminação de Ambientes - Como Calcular (Passo a passo completo), decidi trazer aqui os tipos de lâmpadas existente hoje no mercado e como ou onde utiliza-las para um projeto Luminotécnico de altíssimo nível.

Conhecer os tipos de lâmpadas é essencial para que você adeque a iluminação do seu ambiente, pois existem diferentes tipos de lâmpadas e cada um possui um efeito diferente. Isso facilita na escolha assertiva para os seus projetos.

As lâmpadas existentes no mercado hoje são: Bulbo, AR, Dicroicas, PAR, Tubulares, Palito, Halopin, Vela e de Filamento, além das fitas de LED, que são amplamente utilizadas na iluminação também, não necessariamente lâmpadas, mas vamos falar um pouquinho sobre elas também.


Antes de falarmos sobre as lâmpadas que podem ser utilizadas, precisamos entender também sobre os soquetes, que são onde essas lâmpadas serão conectadas e quais são os soquetes mais comuns no mercado.

Tipos de Soquetes


Para que as lâmpadas funcionem de maneira adequada, existe o tipo de soquete correto para que ela receba a corrente elétrica adequada.


Os soquetes mais comuns são:

E14 ou E27: Utilizados em lâmpadas do modelo par, lâmpadas bulbo, lâmpadas de filamento e lâmpadas vela.

GU10 ou GU5,3: Utilizados em lâmpadas do modelo AR, dicroicas e mini dicroicas.

G5 e G13: Utilizados em lâmpadas tubulares.

G9: Utilizados em lâmpadas halopin.

G45: Utilizados em mini bulbos (bolinha).

R7: Utilizados em lâmpadas palito.

Lâmpadas Bulbo


As lâmpadas bulbo possuem formato semelhante às antigas lâmpadas incandescentes, um clássico da iluminação, utilizadas há décadas em residências e estabelecimentos comerciais. Hoje, os modelos mais comuns e vendidos são as Bulbo LEDs, que mas não possuem filamentos e isso faz com que sejam mais duráveis e são boas opções para quem procura por lâmpadas eficientes, econômicas e de fácil manutenção. Existem ainda, os modelos de bulbo com LED com filamento e essas lâmpadas possuem o corpo em vidro, o que torna o design mais bonito e ideais para iluminação decorativa, sendo que mais se aproxima do efeito das lâmpadas incandescentes.

Também existe no conjunto de lâmpadas bulbos as chamadas mini bulbo, ou lâmpadas bolinhas, que possuem tamanho reduzido. As lâmpadas bolinhas têm versões leitosas e as versões em LED filamento, transparentes.

Assim como as demais opções, as lâmpadas Bulbo também  possuem diferentes temperaturas de cores, e disponibilidade de cores RGB em alguns modelos, além de lâmpadas inteligentes, controladas por inteligência artificial e aplicativos de smartphones.

Onde usar: O formato das lâmpadas bulbo e a variedade de temperaturas de cores fazem com que ela possa ser utilizada em diferentes ambientes. Elas são compatíveis com o soquete E27, e por isso podem ser utilizadas também em diferentes tipos de luminárias. 

As versões reduzidas chamadas mini bulbo, principalmente as leitosas, são opções bastante utilizadas em penteadeiras camarins e espelho de salões de beleza, por exemplo, que deixam a iluminação mais difusa.


━━━━━━━༺༻━━━━━━━

Lâmpadas AR


AR é uma abreviação do termo Aluminium Faceted Reflector, que traduzido significa refletor facetado de alumínio. São boas opções para redes de baixa tensão e não gastam muita energia e os modelos mais comuns são AR70 e AR111, que a exemplos das demais, as diferenças estão no tamanho e na potência, onde a AR70 faz menção aos 7cm de diâmetro e a AR111 faz menção aos seus 11cm de diâmetro.

Ambas possuem versões halógenas, que necessitam de um transformador para o seu uso e as lâmpadas de LED que ganham no quesito eficiência luminosa, entregando mais iluminação com um consumo menor e assim como as outras, essas também possuem opções de diferentes temperaturas de cor.

Onde usar: A principal característica dessas lâmpadas são a precisão do seu facho luminoso, e por isso elas podem ser utilizadas para iluminação de destaques e fins decorativos. Então, se o seu ambiente tiver um pé direito convencional, utilize a lâmpada  AR70. Para alturas maiores, no caso de pé direitos altos ou duplos, invista na AR111. Em todos os casos as lâmpadas AR produzirão fachos precisos e sempre serão ótimas opções para destacar ambientes, texturas, e objetos decorativos em geral.


━━━━━━━༺༻━━━━━━━

Lâmpadas Dicroicas


São revestidas por duas partículas metálicas de quartzo e possuem as bases MR16 (dicroicas) e MR11 (mini-dicroicas) e as diferenças estão no tamanho e potência, além de possuírem diferentes opções de temperaturas de cor, ângulos de abertura diferentes e estão disponíveis nas versões halógena e em LED..

Existem as lâmpadas dicroicas de base MR16, e as lâmpadas mini dicroicas, de base MR11. A diferença entre ambas está no tamanho e na potência.

Onde usar: Ambas podem ser utilizadas para evidenciar elementos decorativos através de uma iluminação focada e direcionada ao objeto, mas as lâmpadas MR11 são ideais para serem utilizadas para evidenciar elementos decorativos e na marcenaria, como os nichos decorativos, por exemplo.


━━━━━━━༺༻━━━━━━━

Lâmpadas PAR


PAR é a abreviação do termo inglês Parabolic Aluminized Reflector, ou Refletor Parabólico de Alumínio e possuem algumas variações, onde quanto maior a numeração, maior o diâmetro e potência, sendo que as mais utilizadas para fins residenciais e comerciais são par 20, par 30 e par 38.

As lâmpadas PAR também possuem diferentes temperaturas de cor, versões halógenas e versões de LED, sendo que as lâmpadas halógenas são compostas por uma lente e um refletor e funcionam por meio da reflexão da luz na parte central do parabólico de alumínio. 

Já nos modelos LED, os refletores não integram mais a estrutura das lâmpadas PAR, então apenas as lentes com as dimensões apropriadas aos modelos permaneceram.

As lâmpadas de modelos PAR possuem transição suave de luz e sombra, e lente que produzem efeito de luz difusa, e isso as torna perfeitas para iluminação geral dos ambientes. 

Onde usar: O modelo dependerá do objetivo.  Em ambientes menores, utilize a PAR 20 para a iluminação geral. Se o ambiente for amplo e necessitar de um pacote maior de luz, utilize a lâmpada PAR 30. Para iluminar ambientes com pé direito alto, utilize a PAR 38 por ter maior diâmetro e potência, fazendo com que a luz chegue em quantidade suficiente à superfície. Além da iluminação geral, dependendo da angulação escolhida é possível também utilizar as lâmpadas PAR 20 para evidenciar elementos decorativos.


━━━━━━━༺༻━━━━━━━

Lâmpadas Tubulares


As lâmpadas tubulares já são utilizadas há bastante tempo, quando as primeiras versões eram as fluorescentes, que embora ainda sejam encontradas no mercado, têm sido substituídas pelas lâmpadas de LED, as chamadas tubo LED, que são bastante eficientes e muito mais econômicas e duráveis.

Assim como as demais, as lâmpadas tubulares, elas possuem algumas opções de temperaturas de cores, e cores RGB (no modelo LED). São comercializadas em soquetes T8, que é o mais comum, e T5, com os tamanhos de 60 e 120cm.

Onde usar: Devido ao alto fluxo luminoso e economia de energia (principalmente nas versões de LED) as lâmpadas tubulares são indicadas para iluminar ambientes amplos, como galpões e grandes salas/salões, escritórios e garagens, comerciais ou residenciais e com diferentes finalidades. O formato comprido permite que a iluminação seja distribuída de forma linear, reduzindo a quantidade de lâmpadas necessárias para iluminar um mesmo espaço. 

As versões RGB são bastante utilizadas na produção de conteúdo, como vídeos para o youtube por exemplo, academias e também muito utilizada para iluminação e composição decorativa de ambientes gamers.


━━━━━━━༺༻━━━━━━━

Lâmpadas Palito


Elas têm esse nome devido a sua espessura fina, o que possibilita versatilidade para serem usadas em diferentes luminárias e possuem versões halógenas e LED e em ambas têm diferentes temperaturas de cores, porém a diferença é que as halógenas são do tipo incandescentes e as LEDs dispensam o uso de driver externo, pois já possuem o driver acoplado internamente.

Onde usar: As lâmpadas palito possuem luz intensa para proporcionar destaque em diferentes contextos e o formato estreito possibilita encaixe em várias luminárias. São lâmpadas que podem ser utilizadas para criar efeitos decorativos e têm  a possibilidade de dimerização (controle de intensidade da luz) em alguns modelos, o que é perfeito para se trabalhar em diferentes cenários e também poderão ser utilizadas em luminárias comuns, em alguns modelos de plafons que necessitem de lâmpadas mais estreitas e também em pendentes com iluminação indireta, pois tem fluxo luminoso maior que as lâmpadas halopin que possuem possuem praticamente as mesmas utilizações.

Também é possível utilizá-las para iluminar áreas externas de ambientes como hotéis, museus, restaurantes e teatros com refletores.


━━━━━━━༺༻━━━━━━━

Lâmpadas Halopin


As lâmpadas halopin também são conhecidas como Bipino. Possuem diferentes temperaturas de cores e alguns modelos que possibilitam a dimerização (controle de intensidade da luz). Existe na versão halógena, porém tem sido substituída pelas versões em LED pela durabilidade e economia no consumo. Apesar de serem pequenas no tamanho, iluminam em alta qualidade, com um excelente efeito luminoso.

Onde usar: Essas lâmpadas são ideais para serem utilizadas no interior das luminárias, podendo ser utilizadas com lustres, pendentes, arandelas, balizadores, luminárias de piso e abajures. As versões em LED das lâmpadas halógenas possuem revestimento em silicone, o que permite o uso em áreas externas.


━━━━━━━༺༻━━━━━━━

Lâmpadas Vela


As lâmpadas vela possuem esse nome justamente por se assemelhar às chamas de uma vela acesa, tendo opções de acabamento leitoso, âmbar e transparente, para fins decorativos.

Onde usar: Esse tipo de lâmpada é bastante utilizada em luminárias, como lustre tradicionais, abajures, arandelas, pendentes, entre outros e transmitem um ar clássico e elegante ao ambiente e podem ser deixadas à mostra. 


━━━━━━━༺༻━━━━━━━

Lâmpadas Filamento


As lâmpadas decorativas são aquelas que dispensam o uso de luminárias porque um toque decorativo para o ambiente. Atualmente, as mais comuns são os filamentos em LED, por questões de durabilidade e principalmente economia no consumo. São ótimas para criar detalhes modernos e sofisticados, além disso, esse tipo de iluminação possibilita uma atmosfera aconchegante ao local devido a sua coloração âmbar. 

Onde usar: Essas lâmpadas possuem diferentes formatos e tamanhos, e podem ser utilizadas em diversos ambientes proporcionando um ar intimista e acolhedor. As lâmpadas de filamento ficam fantásticas em decorações, já que os fios podem ficar expostos na estrutura da lâmpada, sendo possível visualizar a luz a partir de vários formatos, conforme for a disposição dos filamentos. São incríveis para compor estilos industriais, boho e vintage.


━━━━━━━༺༻━━━━━━━

Fitas de LED


A fita de LED é uma fonte de luz fabricada em formato de fita flexível,  e que tem como principal característica iluminar e decorar ao mesmo tempo e por isso são amplamente utilizadas em ambientes que prezam por soluções dinâmicas e naturais, cumprindo o papel de luz complementar em ambientes para decoração com fácil instalação e nas mais diversas cores. São vendidas atualmente em rolos de 5 e 25 metros e nas temperaturas de cor 3000K, 6500K e RGB.

Onde usar:  As fitas podem ser instaladas nos mais diversos ambientes, desde internos, sendo eles ambientes residenciais (como quartos, salas e cozinhas) e ambientes comerciais (como restaurantes e bares), até ambientes externos, como sacadas e fachadas, em tetos, gessos, como iluminação indireta, em banheiros, espelhos, cortinas, bancadas e prateleiras, dando naturalidade e requinte onde estiver.


Como você pôde perceber, existem muitas opções de lâmpadas e cada uma delas proporciona um efeito diferentes em um ambiente, além de possuírem vários usos. Ao escolher uma para especificar em seu projeto ou até mesmo para a iluminar seu ambiente, você precisa escolher de acordo com o objetivo proposto, seja ele decorativo, destaque e outros 

Sendo assim, por exemplo, se quiser iluminar um ambiente de forma geral, aposte em lâmpadas par 20, par 30 ou em modelos bulbo.

Se a intenção for dar destaque, pense nas lâmpadas dicroicas, mini dicroicas, AR70 e AR111.

Para ambientes comerciais amplos, escritórios e garagens, as tubulares são excelentes opções.

E se precisar de uma iluminação decorativa e intimista, invista nas lâmpadas de filamento ou vela.

Caso tenha gostado do conteúdo, compartilhe e indique. Ele pode ajudar muitas outras pessoas assim como ajudou a você.

Bons estudos, um grande abraço e até a próxima!

Fontes: Empório Luz, GLight e DecorLúmem

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários

ENTRE EM CONTATO

Nome

E-mail *

Mensagem *