Tomadas e Interruptores - Altura, Quantidade e Modelos

10/27/2022



Um dos grandes problemas de uma residência, certamente estão relacionados com as tomadas e interruptores ou demais pontos elétricos. Seja pelo mal posicionamento ou pouca quantidade. Ao projetar, construir ou até mesmo alugar um imóvel, toda a funcionalidade do projeto elétrico precisa ser pensada com cuidado de forma que atenda as necessidades dos seus moradores.
Para definir o posicionamento e quantidade de tomadas, contamos com as normas definidas pela ABNT , mais precisamente a NBR 5410 - Instalações Elétricas de Baixa Tensão (baixe aqui) que direciona quando as medidas corretas padronizadas. Segundo essa norma, tomadas e interruptores podem ser instaladas em 3 alturas:

 – Baixas: 30 cm a partir do chão;
 – Médias: 1,20 m (ou 120 cm) até 1,30 m (ou 130 cm) a partir do chão;
 – Altas: 2 m até 2,25 m (ou 225 cm) a partir do chão.

 
 Essas medidas vão ajudar a manter a harmonia na decoração e na utilização com os padrões médios dos moveis e é de extrema importância seguir a mesma orientação em toda a casa.

TOMADAS

A dúvida maior quanto a tomadas é relacionada a quantidade por ambiente. O número ideal depende da quantidade de eletrônicos e eletrodomésticos que serão utilizados e da quantidade de moradores. Por questão de padronização, a NBR 5410 orienta quanto a uma tomada a cada 3,5m de parede.

Cozinha: geralmente instaladas na altura média, para ficarem acima das bancadas. Eletrodomésticos como fogão, geladeira, torneira elétrica, micro-ondas, coifa e forno precisam de pontos de energia que serão utilizadas de maneira praticamente fixa, portanto, o ideal é instalar uma tomada de entrada dupla.


Quartos: as tomadas precisa ficar próximas a cama e no caso de cama com mesas de cabeceira, o ideal é que tenha uma de cada lado, para utilização de carregadores (se possível, com USB) e de luminárias. Um ponto importante é adicionar também ao projeto, interruptor próximo à cabeceira. Os clientes amam.


Sala: aqui  é onde está a área que é preciso pensar minimamente nos equipamentos utilizados para definir todos os pontos, como, energia para TV, home theather, videogames e receptores de sinais de internet e TV à cabo. Em casos mais específicos, seria interessante considerar uma tomada HDMI e conexões.


Banheiros: nos banheiros, as tomadas mais usuais para uma banheiro comum, que não tenha área de banheira, sauna e etc, são para o chuveiro e para o secador, além do do interruptor. Em casos mais específicos, como os já citados, não tem problema em adicionar mais unidades.


Externas: as varandas e quintais acabam esquecidos na maioria das residências e projetos, mas quando precisam, aí que vem a "gambiarra". Equipamentos como lavadoras, cortadores de grama e aspiradores, além até de iluminações precisarão também ser pensadas e consideradas em locais e pontos estratégicos.

Um detalhe importantíssimo também é ter atenção quanto a amperagem das tomadas. A medida Ampere (A), basicamente, é usada para medir a corrente elétrica, ou seja, a quantidade de energia que passa por um aparelho elétrico. A amperagem mais comum para a maioria dos equipamentos e das tomadas que usamos é 10A, mas equipamentos como secadores de cabelo, air fryer, cafeteira e outros, utilizam uma amperagem de 20A. Isso deverá ser dimensionado e definido previamente no projeto elétrico.

INTERRUPTORES

Os interruptores são definidos em dois tipos, basicamente. O interruptor simples, o mais comum do mercado, com dois parafusos para passagem dos fios e é utilizado para lâmpadas que são ligadas de um ponto só. O interruptor paralelo possui três parafusos para passagem dos fios e é utilizado em casos de lâmpadas que podem ser ligadas ou desligadas em dois pontos diferentes (triway), como por exemplo próximo a porta e outro próximo a cabeceira.


CASA INTELIGENTE

Uma novidade que antes era bem restrita e com o custo muito alto, agora já é realidade e cada vez mais crescente no mercado. Os pequenos dispositivos como tomadas e interruptores, são instaladas nas redes e substituem o convencional modelo de tomada e seu principal objetivo é conectar diversos aparelhos à internet, sendo possível enviar comandos básicos para eletrônicos que estejam conectados à eletricidade e a uma rede, de qualquer lugar, por um comando de voz ou por um aplicativo no smartphone, por meio de assistentes digitais, como o Google Assistente, Apple HomeKit ou Alexa.


É possível programação de timer, sendo possível agendar um horário para que os aparelhos conectados sejam ligados ou ligar as luzes para indicar que o lugar está sendo monitorado, além de controlar cor, intensidade e outros detalhes mais de uma luminária ou fita de LED.

Uma das funções mais úteis da tomada inteligente é calcular o consumo dos aparelhos, dessa forma, é possível identificar os dispositivos que estão gastando muita energia e programar para que eles sejam desligados para proporcionar uma economia relevante na conta de luz.

Eu mesmo, já troquei a maioria dos meus interruptores e até agora, além da TV e Ar Condicionado com suporte para Alexa e posso afirmar com toda certeza que foi uma das melhores escolhas que tomei.

Os valores são bem variados e depende das marcas. Positivo e Nova Digital são marcas com os melhores custo x benefício, já a Sonoff, uma das mais vendidas no mundo pela qualidade, apesar do valor um pouco mais alto. Importante: sempre considere adquirir produtos sempre da mesma marca, porque eles vão usar sempre o mesmo aplicativo e vão oferecer uma melhor experiência no uso. 

  

Bom, deu pra perceber que é fácil, mas precisa de atenção para não errar. O ideal é realizar o planejamento de um projeto elétrico eficiente, onde serão escolhidas as melhores correntes, quantidade de tomadas, interruptores e conexões. 

Espero ter esclarecido algumas dúvidas, mas se tiver ficado alguma ainda, deixa aqui nos comentários que a gente conversa sobre. Abraços e até a próxima!

Fontes: Mundo da Elétrica, Telhanorte, Sonoff, Positivo, WEG e TecMundo.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários

ENTRE EM CONTATO

Nome

E-mail *

Mensagem *